4 Dicas para aprimorar o gerenciamento de sua fazenda

11/09/2019 0 Por triciclosagricolas
4 Dicas para aprimorar o gerenciamento de sua fazenda

Sharing is caring!

55 / 100 SEO Score

Trabalhar com a agricultura e pecuária pode ser além de um serviço árduo e duradouro altamente rentável. Mas hoje em dia existem tarefas que antes não eram aplicadas e que hoje são obrigatórias se quiser satisfazer bem o mercado, e também o bolso do trabalhador, são tarefas complicadas mais que não devem deixa-las passar batido. Existem algumas dicas para aprimorar o gerenciamento de sua fazenda que serão mencionadas abaixo

Logo de cara sabemos que a pecuária não funciona mais como era antes, não basta apenas comprar o rebanho e soltar no pasto e esperar sentado os resultados aparecerem milagrosamente, pode até funcionar mais não de maneira lucrativa.

O mercado tem estado mais rígido que nunca, com pessoas extremamentes preocupadas com o meio ambiente, com preços concorrentes altamente competitivos, e alta burocracia com o governo com barreiras e impostos complexos sobre o produto oferecido dificultando o crescimento de pequenos produtores rurais.

Mais como toda evolução tem seus benéficos, surgiu com o tempo novas máquinas e técnicas de manejo, como aprimorações no manejo do solo, técnicas com algumas espécies de plantas daninhas no meio da plantação, fertilizantes, implementos agrícolas, entre várias outras melhoras que ajuda no desempenho e na diminuição dos custos.

Além de ter vários avanços na pecuária e agricultura, diversos produtores não conseguem aplicar corretamente essas vantagens, alguns nem conseguem aplicar esses avanços, devido à gestão da propriedade não conseguir se dar a tomada de decisão necessária. Gestores muitas vezes pecam em não fazer planos à longo prazo, calculando os recursos corretamente o que causa a desinformação e descontentamento igual ao desempenho insatisfatório.

Algumas dicas são as propriedades serem tratadas como empresas separando o pessoa física do produtor da pessoa jurídica que é a fazenda. Dessa maneira deve ser pensado quais tecnologias devem ser aplicadas à empresa para manter um bom funcionamento da mesma e um desempenho satisfatório. Abaixo serão mencionados algumas dicas para aprimorar o gerenciamento de sua fazenda.

1. Habilidade em Gestão

A Aptidão natural ou adquirida em administração se faz necessária para gerenciar o empreendimento rural, a habilidade em gestão envolve algumas habilidades como: inteligência, intuição, capacidade administrativa, noções de matemática, percepção espacial, relações sociais, senso crítico, capacidade analítica, entre outros.

Alguns produtores tem mais habilidade gerencial que outros, uma saída para esse problema e a procura por capacitação em cursos como SENAR, SEBRAE, entre outras empresas que fornece solução pra isso, capacitar algum funcionário que sente vontade de praticar tal função como algum membro da família, buscar algum funcionário capacitado ou então contratar uma empresa de consultoria especializado na função.

2. Práticas de rotina em gestão

Antes de querer gerenciar o negócio é melhor conhecer a propriedade mais a fundo, mapear o patrimônio das terras como equipamentos, máquinas, automotores, área total e ocupação, todos os animais, e patrimônio investido, dados do dia a dia como compra de insumos entre outras compras e vendas da empresa.

A partir desse mapeamento, indicadores de desempenho podem ser definidos, acompanhados, analisados e redimensionados, se for o caso. Esse processo constitui a essência da gestão, pois o processamento dos dados gera informações relevantes à tomada de decisão, permitindo a otimização no uso dos recursos. Por meio da análise continuada e comparativa das informações, a habilidade gerencial do pecuarista tende a aumentar, pois ele/ela aprende com experiências passadas e aprimorar seu entendimento global das inter-relações dos sistemas biológicos, climáticos, mercadológicos etc.

3. Ferramentas de Gestão

As ferramentas de gestão mais conhecidas são o papel e a caneta, que desempenham por si só um serviço satisfatório, mais se deseja mais facilidade, existem softwares de gestão pagos que entregam o serviço pronto como aproveitamento, taxa de lucro, a relação de custos qual mais vantajoso entre máquinas e mão de obra entre outros cálculos, e tem também as tradicionais planilhas do Excel, todos desempenham um ótimo serviço indispensável a qualquer gestor e propriedade.

4. Plano Tecnológico

Também essencial é o plano tecnológico onde se escolhe a maneira que quer trabalhar com a tecnologia de forma baixa, média e alta, que é definido partindo dos objetivos pessoais e profissionais do proprietário e ainda considerando os recursos disponíveis.

Devem ser observados ao utilizar novas tecnologias os potenciais impactos ambientais, e os efeitos nas condições de trabalho dos funcionários.